Como tratar Manchas na Pele

13-01-2021

As manchas de pele por hiperpigmentação, conhecido pelo nome de melasma são muitas vezes um verdadeiro desafio para o Profissional. Pois é um problema com origem multifatorial, potencializado sempre pela exposição solar ou outra fonte de luz. É importante perceber os fatores que estão por de trás das manchas na pele e que tipos de manchas vamos tratar para acertar com eficácia nos ativos e nos procedimentos certos! Por isso neste artigo vamos abordar todas essas questões para conseguirmos perceber como tratar manchas na Pele.

Uma boa anamnese!

Para conseguirmos perceber o grau de dificuldade no tratamento de uma mancha, precisamos sempre fazer uma boa anamnese. 

Perceber por exemplo se a mancha é recente ou antiga, pode ajudar nos a perceber se as manchas são superficiais, ficando limitadas na epiderme, as chamadas manchas epidérmicas. Ou se por outro lado, a mancha pode ser mais profunda e tratar-se já de manchas dérmicas. 

É importante descobrir se o aparecimento das manchas coincidiu com algum tipo de medicamento ou tratamento que fez. Pois muitas manchas podem ser efeitos secundários de medicamentos. Assim como alguns métodos anticoncecionais, como a pilula. 

Algumas manchas podem estar também associadas a alterações hormonais. Ou até mesmo à gravidez. 

Também podem ser simplesmente uma consequência de lesões na pele como queimaduras, ou lesões inflamatórias do acne, por exemplo.

Ou ainda, simplesmente um resultado da desvitalização ao longo da idade, devido ao fato de as células ao longo do tempo perderem a sua eficiência, atingindo, também os melanócitos, as células produtoras de melanina, que conferem pigmento na pele.

É importante ter em conta tudo isto numa boa anamnese para saber como tratar as manchas na pele. 

O procedimento pode ser rápido ou mais lento!

Quando são manchas epidérmicas, mais superficiais e em idades jovens, A recuperação, na maior parte das vezes é mais rápida. No entanto, em alguns casos a mancha pode ser mais profunda, e/ou estar relacionada com situações hormonais que facilitam sempre o seu aparecimento, impedindo de resolver a situação de uma vez só. 

Por isso é importante ter noção de tudo isto. E referir sempre que em ambos os casos o tratamento é fundamental e válido.

Cosmetologia Eficaz 

A Cosmetologia evoluiu muito e hoje temos ativos e fórmulas verdadeiramente poderosas e seguras na sua ação na pele, conseguindo chegar às camadas mais profundas e conseguindo interferir com os processos celulares, garantindo resultados.

Para além da sua eficácia, é igualmente importante, garantir segurança! Muitas vezes optar por procedimentos com promessas milagrosas, pode para além de ser ineficaz, comprometer a saúde da Pele.

Qualquer procedimento que provoque agressão ou dano na pele, pode em vez de solucionar, agravar e trazer outros problemas para a pele. Devemos ter em conta que a pele nem sempre consegue regenerar e recuperar totalmente depois de um procedimento mais agressivo. Por outro lado a pele muitas vezes fica sensibilizada e com menor resistência, ficando mais vulnerável, aumentando o risco de novas manchas ou outro tipo de problemas com maior facilidade.

No tratamento da mancha, não devemos ter pressa. Os ativos devem apoiar a pele a reparar o problema, esta deve ter o seu tempo natural de regeneração. 

Tão importante como despigmentar é aumentar a resistência da pele, nutrindo-a e fortalecendo-a para que fique menos propícia à formação de novas manchas.

Por isso optamos sempre por procedimentos seguros que promovam saúde para a pele.

As nossas dicas como tratar manchas na Pele!

Antes demais devemos olhar para o estado geral da pele e personalizar ao máximo os ativos do tratamento. Pois relembramos que as manchas podem estar em diferentes contextos de pele, como por exemplo, pele madura, pele acneica, pele sensível ou até mesmo no envelhecimento precoce. No entanto vamos deixar aqui a nossa melhor seleção para o tratamento das manchas. 

Os cuidados diários são sempre a maior parte do trabalho nas Manchas!

Muitas pessoas imaginam uma lista infinita de produtos, difícil de cumprir no dia a dia. Nada disso! Somos adeptos de pouco, bom e sempre! Continua a ser a melhor receita para um bom resultado no tratamento. Não será nada de diferente dos cuidados básicos diários que qualquer pele deve ter para se manter saudável e bonita. Só que com os produtos adaptados ao seu estado de Pele. 

Aqui vai a nossa sugestão:

1. Limpar diariamente a pele com o produto adaptado. Veja aqui o melhor que combina com o seu estado de pele.

2. Aplicar após a limpeza sempre o Tónico que melhor combina com o seu produto de limpeza.

3. Hidratar diariamente a pele. Mas agora com um produto apenas! Este produto não será apenas o seu Hidratante diário como o seu melhor anti ruga e o melhor preventivo para quem sofre de melasma. Estamos a falar do Creme 24horas Rinazell, indicado para a pele manchada, desvitalizada, seca e sensível, especialmente para a pele agredida pela excessiva exposição solar, tratamentos IPL, Peelings Quimicos, Dermoabrasões ou outras fontes de calor sensibilizantes. O Creme 24horas Rinazell repara e reduz a pigmentação, aumenta a capacidade de absorção de oxigénio pela célula, melhora as defesas epidérmicas, recupera o filme hidrolipídico, possui um profundo efeito calmante e anti-inflamatório, que reduz a tendência a alergias. Evita o aparecimento da hiperpigmentação e do envelhecimento causados pela ação dos raios solares. À base de Ácido Láctico Ester, Lanolina, Vitamina E e Peptídeos Moleculares Lácteos.

O único produto extra será o Creme despigmentador para ajudar a remover a pigmentação já produzida na Pele. Este produto é apenas de ação local na mancha e pode reaplicar mais do que uma vez por dia. Outra dica muito importante é que nunca deve usar este ou outro despigmentador local durante a exposição solar! As substâncias ativas despigmentadoras usadas nas fórmulas juntamente com o sol podem ter efeito contrário e escurecerem mais a mancha!

Vale apena também referir que, em casos de pele madura ou manchas mais persistentes, o Sérum Rinazell dará reforço ao tratamento e fará diferença. O Sérum deve ser sempre aplicado antes do Creme. Poderá também optar por um programa de 7 dias com uma ampola despigmentante. 

Procedimento Profissional em Gabinete 

O procedimento profissional em Ganinete pode ser muito relevante para acelarar o processo de despigmentação e recuperação de uma tez saudável. 

 As sessões de despigmentacão podem ser realizadas mensalmente ou de 15 em 15 dias. 

 Algumas sessões de regeneração e vitalização da pele podem ser combinadas semanalmente. 

O protocolo deve ser sempre personalizado em cada caso. Contudo os melhores procedimentos para manchas na pele são o Tratamento Hydro Marin Fase A + M e o procedimento Peeling Enzimático combinado com Peel off Mask Whitenning. 

 Veja os procedimentos Manchas 

 Se pretende mais informações envie nos a sua mensagem!