Beneficios da luz azul

08-07-2021

A luz regula os nossos ritmos biológicos e influencia no nosso bem-estar em geral. Se estamos ou não acordados, concentrados e produtivos, e se nos sentimos com energia e saudáveis.

Um dos benefícios da luz ultravioleta, por exemplo, contribui para a produção de vitaminas e para o nosso equilíbrio hormonal. As hormonas do nosso corpo regulam a forma como uma pessoa se sente.

Quando há muita luz, o corpo liberta serotonina ("hormona da felicidade") e cortisol, uma hormona do stress. Ambas fazem-nos sentir acordados e activos. já quando está escuro o nosso corpo liberta melatonina, a hormona do sono, que faz com que nos sintamos cansados e sonolentos.

Um dos benefícios da luz azul que atinge a retina, também afeta o nosso bem-estar psicológico. É por isso que a terapia de luz é empregue com êxito para tratar depressões e insónias durante o inverno. Mas atenção, a exposição a demasiada luz também apresenta determinados riscos e pode inclusivamente ser nociva.

Tem se verificado alguns danos provocados pela exposição excessiva, no mundo moderno, a este tipo de luz.

A exposição à luz azul aumentou?

Apesar de haver benefícios da luz azul, cuidado, porque tudo que é demais é erro! Nos dias que correm a exposição a esse tipo de luz aumentou e muito. As horas expostos a ecrãs, como televisão, tablets, smartphones, computadores. De diodos emissores de luz (LEDs) e lâmpadas de xênon às lâmpadas de baixo consumo e à radiação eletromagnética de telas, todas estas novas fontes de luz criadas para facilitar a nossa vida contêm uma proporção mais alta de luz azul do que as lâmpadas tradicionais. Somos expostos a uma quantidade significativamente maior de luz azul do que éramos anteriormente. Isso pode surtir um efeito prejudicial não só sobre os nossos olhos como também sobre a nossa pele.

Impacto da luz azul na Pele

Mesmo havendo benefícios da luz azul, quando sua exposição se torna excessiva, ela pode se revelar uma verdadeira inimiga para a nossa pele e potencializar danos como pigmentação, rugas e manchas de idade. Pois esta luz de alta energia, à qual estamos expostas de forma constante e prolongada, penetra a pele ainda mais profundamente que os raios UV e pode acelerar e agravar ainda mais os efeitos do sol na nossa pele.

Estudos dedicados ao tema concluíram que a luz azul, para além de potenciar o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de pigmentação ou rugas, prejudica em grande escala o ciclo natural de reparação da pele durante a noite. Isto porque expor a pele a estas fontes artificiais de iluminação durante o período noturno indica-lhe que o corpo ainda não está pronto para dormir - pois é  durante o sono que a nossa pele se dedica ao processo essencial de recuperação e regeneração.

O que fazer?

Felizmente, e porque a Cosmetologia profissional evoluiu muito, já existe uma série de cuidados de rosto que prometem proteger a nossa pele contra os efeitos da luz azul, evitando o envelhecimento precoce da mesma.

A nossa sugestão vai para o nosso Protetor Summer Glow,  premiado e diferenciado, de amplo espectro e com fórmulas anti-envelhecimento incorporadas.

Outro lançamento especial neste tema são as Ampolas Instant Effect, com Extrato de Plâncton que cria uma película acetinada na pele para um efeito de firmeza instantâneo. O Aloé Alpino e a flor Edelweiss reduzem os sinais de envelhecimento da pele. O extrato de arbusto de borboleta oferece proteção eficaz contra a luz azul, enquanto as células-tronco de lingonberry protegem contra os efeitos negativos da radiação ultravioleta e infravermelha.

Estas ampolas podem ser feitas num programa intensivo em casa durante 7 dias, uma por noite. Ou ainda em sessão de tratamento em Gabinete combinada com protocolos para o efeito.

Pretendo mais informações!

Consulte aqui a nossa política de privacidade.

Leia também!