COVID-19: Cuidados a ter com a Pele

09-10-2020

Em tempo de Pandemia passamos a ter comportamentos novos e repetidos ao longo dos nossos dias: colocar a máscara, lavar as mãos ou passar por Solução Alcoólica são gestos   que  se repetem já por vários meses e que emocionalmente já nos desgasta, pois já só desejamos que tudo isto passe! Pois é mas estamos em plena Pandemia ainda, e esses gestos são para continuar. São novos agressores diretos na nossa Pele! Agressores esses que a pele não estava habituada e por isso começa a manifestar algumas alterações e desequilíbrios! E é sobre isso que vamos abordar neste artigo, de que forma o uso de Máscara prolongado e a lavagem repetida das mãos pode afetar a saúde da nossa pele e quais os cuidados que devemos ter. 

Os Efeitos na Pele 

O uso de máscara prolongado faz uma oclusão na pele, de forma a que as trocas metabólicas e a oxigenação não sejam realizadas com a mesma eficácia, originando irritação. As lesões podem ser mais ligeiras no início, apresentando alguma vermelhidão e descamação mas podem progredir para eczema irritativo. Em alguns casos podem dar prurido ("comichão") e até manifestar sintomas semelhantes a acne. 

As pessoas que já têm um histórico de hipersensibilidade como rosácea, acne, eczemas, dermatites ou alergias ao níquel. podem ver a sua situação agravada.

Já em relação às mãos o problema é igualmente grave, as lavagens repetidas e o uso constante da solução alcoólica destroem e arrasam com a camada protetora da pele, aumentando a propensão a problemas como secura, eczemas e feridas, 

pele sensibilizada
pele sensibilizada
pele seca
pele seca


Cuidados preventivos com a Pele

É muito importante assegurar uma boa rotina de cuidados com a pele, garantir uma boa limpeza para eliminar toxinas e microrganismos que possam permanecer e produzir inflamação e infeção agravada pela oclusão da máscara. 

Nos períodos de pausa, em que não usa máscara deve garantir uma boa hidratação com um emoliente não irritativo que já tenha tido uma boa experiência. 

Se está com a pele muito sensibilizada evite cremes abrasivos com ácidos ou retinoides.


Uma das nossas sugestões é limpar a pele diariamente com um produto delicado, reforçar o pH com o Tónico e hidratar diariamente com um bom hidratante que restabeleça o filme hidrolipídico. 

Veja aqui os produtos que melhor se adaptam para a rotina diária com a sua pele do rosto:

Produtos de limpeza

Tónicos 

Cremes Nutritivos

Em relação ao cuidado com as mãos, deve reforçar e restaurar o filme hidrolipídico da pele com o CREME DE MÃOS RAHIMA, um creme de tratamento para mãos gretadas, irritadas com fissuras e frieiras. Este Creme possui ação regeneradora com Flôr de lotus azul, Tulipeira e óleo de Marula. Deve aplicar e massajar regularmente de manhã e à noite e depois das lavagens.


ALOE VERA LINE
ALOE VERA LINE
CREME DE MÃOS RAHIMA
CREME DE MÃOS RAHIMA


O que fazer em casos de hipersensibilidade 

Deve aplicar um hidratante profundo, anti-inflamatório, calmante, cicatrizante, regenerador de lesões cutâneas. A pele que está sensibilizada pelo uso prolongado da máscara apresenta eritema/vermelhidão, inflamação, lesões semelhantes a acne e ou queimadura. Nós recomendamos o ALOE VERA GEL , este Sérum deve ser aplicado diariamente de manhã e à noite na pele limpa. 

Saiba mais potencialidades do Aloé Vera Gel para a Pele!